Pesquisar no blogue

Férias!

Como é habitual nesta altura, aqui a Donna Lisa tirou umas férias, mas não desesperem!... Quando regressar espero vir muito inspirada para novas criações! Até lá! :)



Sopa de Curgete com ervas aromáticas




  • 2 colheres de sopa de azeite 
  • 2 cebolas picadas 
  • 8 curgetes pequenas, cortadas em cubos 
  • 1/4 colher de chá de tomilho seco 
  • 1/4 colher de chá de alecrim seco 
  • 1/2 colher de chá de manjericão seco 
  • 1/4 colher de chá de pimenta branca 
  • 4 chávenas de caldo de galinha/carne
  • 1 chávena de leite magro
  • 1 colher de sopa de molho de soja 
  • 1 colher de chá de endro picado (opcional)


Num tacho grande, colocar o azeite e juntar a cebola. Refogar.
Quando a cebola estiver transparente, adicona-se a curgete e as ervas aromáticas (tomilho, alecrim e manjericão). Tempera-se com uma pitada de pimenta branca, e cozinha-se tapado por 5-10 minutos. 
Adiciona-se depois o caldo de galinha/carne (de preferência, morno ou quente) e deixa-se ferver. Reduz-se depois o lume e deixa-se cozinhar por cerca de 15-20 minutos. 
Quando a curgete estiver cozida (mole), retira-se do lume e passa-se tudo com a varinha até obter um creme homogéneo.
Adiciona-se depois o leite e leva-se novamente ao lume para aquecer mas não chegando ao ponto de ferver. Junta-se o molho de soja e mexe-se bem. 
Ajusta-se os temperos a gosto (sal/pimenta). 

Esta sopa pode ser servida quente ou fria, e quem quiser pode decorar o prato de sopa com algum endro picado, mas como eu não gosto muito do sabor, passei esta parte.

Por levar apenas um ingrediente principal como a curgete, podia-se pensar que esta sopa ficaria "deslavada", mas as ervas, o caldo e o molho dão imenso sabor, e resulta tudo muito bem! Uma delícia! :)


Receita adaptada daqui.



O organizador de ferramentas!

Há 1001 formas de reutilizar paletes velhas, e muitas delas bem interessantes e originais!

Como lá em casa, os últimos fins de semana de chuva têm sido passados a limpar e arrumar o nosso "armazém agrícola", precisávamos agora de arranjar uma forma de organizar as alfaias e ferramentas de maiores dimensões.
Como temos algumas paletes velhas a aguardar novos projetos, usamos precisamente uma para servir de "organizador de ferramentas".

Para isso, bastou usar 4 parafusos para segurar a palete à parede na vertical.



Isto servia na perfeição para arrumar as alfais compridas ou altas (sacholas, ancinhos, etc.). Contudo, como temos algumas ferramentas de menores dimensões (picas, marretas, machados, etc.), usando umas ripas de madeira, criamos uma zona mais baixa à frente da palete, para arrumar estas peças.



E aqui estão as ferramentas organizadas e arrumadinhas!
Falta apenas personalizar o "organizador de ferramentas" com algo que já tenho em mente! :) Mas isso fica para a próxima...






Scary Porto Stories Tour

Foi por um acaso que descobrimos esta forma original de passear e conhecer o Porto, a Scary Stories Tour, organizada pela Invicta City Tours.

Assim como os restantes participantes nesta visita, encontramo-nos, num sábado à noite, no ponto marcado para iniciar a visita. 
Durante 1h andamos a pé passando por alguns dos locais mais conhecidos da nossa cidade, com a orientação de uma guia, que nos conta histórias assustadoramente verídicas passadas nesses mesmos locais.

Com uma surpresa em cada paragem, sentimos arrepios e começamos a ver estes locais com outros olhos...

Recomendo esta visita a todos os que queiram passar uma hora muito bem passada pelo Porto! :)

Tenham medo, tenham muito medo! Muahahh...