Pesquisar no blogue

Transferindo fotos para... madeira ou tela!


Desta vez atribuíram-me a missão de pegar numa foto antiga de um ente querido e transformá-la num presente de aniversário. Ora bem, podia apenas ter pegado na foto e tê-la colocado dentro de uma moldura, e estava pronto! Mas nãooooo, isso não seria nada o género da Donna Lisa, que prefere ter resultados bem mais originais!

Portanto, o primeiro projeto escolhido foi transferir a foto para um pedaço de madeira velha, que seria depois usado para pendurar na parede. Pode-se também utilizar outros meios além da madeira, tal como uma tela branca, que acabou por ser o meu projeto final, uma vez que a madeira escolhido era demasiado escura e a imagem final não ficou muito nítida. 

Mas começamos por pegar num pedaço de madeira, cortá-lo na medida pretendida e limpar bem a madeira:



Antes de continuar, deixo umas pequenas anotações: 
  • nunca se deve utilizar a própria foto para se transferir para o material escolhido, porque se algo corre mal não queremos perder esta preciosidade! por isso, digitaliza-se a foto e trabalha-se com essa imagem no pc;
  • pode-se alterar a foto digitalizada ao gosto de cada um, p. ex., mexendo no contraste, luminosidade, cor, dimensão, etc.;
  • imprime-se em espelho, isto é, a imagem deve ser invertida horizontalmente, usando de preferência uma impressora a laser ou uma a jacto de tinta mas com a definição de impressão em ótima qualidade;



Depois de termos a foto impressa chega a altura de a passarmos para o meio pretendido (madeira, tela, etc.). Para isso precisamos da cola Modge Podge (cola de decoupage), que vamos espalhar numa camada grossa por cima da imagem, usando se possível um pincel de esponja.


Depois aplicamos a imagem na madeira/tela, com a face impressa voltada para baixo, garantido que não fica nenhuma bolha de ar entre o papel e o material. para isso pode-se usar um cartão de plástico por exemplo para passar por cima do papel e retirar todas as bolhas.



Deixa-se secar durante pelo menos uma hora, mas se possível mais, até podemos deixar os restantes passos para o dia seguinte e ficar a secar durante a noite.

Depois da cola estar bem seca, usamos um pano embebido em água (e mais ou menos escorrido) e coloca-se por cima do papel, de forma a embeber este material.



Espera-se cerca de 10 minutos ou um pouco mais e retira-se o pano. Agora o papel está molhado e a imagem já começa a transparecer.



Com os dedos ou usando uma ponta do pano molhado, começamos a desfazer a superfície do papel molhado, e começam a formar-se rolinhos. Faz-se isto a toda a imagem até estar bem nítida. Cuidado para não se entusiasmarem e retirarem tudo! 
E txarammmmm! Temos o trabalho quase pronto!

Aqui pode-se ver que a camada superficial do papel saíu lindamente de uma só vez, mas depois tive que retirar a restante superfície de papel com os dedos.

Depois deixamos secar novamente, cerca de 1h ou mais (quem quiser despachar o processo pode usar um secador de cabelo na temperatura média) e vamos finalizar o produto com uma nova camada de Modge Podge por cima da imagem, para selar e conservar a superfície.

E aqui está o presente especial! :)





39 comentários :

Silvia disse...

Espetacular!!!! Já tinha visto esta técnica em imeeeensos sites de crafts mas nunca me aventurei. Ainda por cima a morar num apartamento não dá jeito este tipo de crafts 'hard core'. Mais uma vez me surpreendes, minha Lisinha. Os meus parabéns!!!

Lisa disse...

Obrigada Silvinha! Pois, eu tb já vi esta tecnica ser usada para inumeros fins, tinha de experimentar! :)

Anónimo disse...

Adorei esta ideia, não conhecia.
Desculpe a minha ignorancia, mas a impressão da foto fez em papel normal?
Obrigada.

Cumprimentos
Inês

Lisa disse...

Olá Inês! Bem-vinda ao Donna Lisa!

Esta técnica é mesmo muito útil!
Respondendo à pergunta, sim, fiz a impressão em papel normalíssimo :)

Beijinhos

Anónimo disse...

Adorei a ideia e a possibilidade de fazer belos presentes e recordação. Tenho uma dúvida: essa cola (Modge Podge), caso eu não encontre, pode ser qualquer cola de decoupage? Obrigada e parabéns pelo belo trabalho!
Cibele

Lisa disse...

Olá Cibele! Sim, acho que pode usar cola de decoupage. Também existem receitas caseiras de como fazer o seu próprio Modge Podge em casa, usando cola branca e água. É só fazer uma pesquisa no google e aparecem várias soluções.
Obrigada pela visita! :)

Unknown disse...

poço passar verniz estes que usa para pintura em madeira para proteger a imagem ?

Lisa disse...

Oi Edinei! Bem-vindo! Não sei se pode passar esse tipo de verniz, mas não há nada como experimentar! Teste primeiro em algo que possa depois deitar fora se correr mal :) Mas se procurar em lojas que fornecem material para decoupage (tecnica do guardanapo) encontra materiais para selagem. Volte sempre!

Pedro disse...

Boa tarde!
Gostei muito do tutorial a algum tempo procuro essa técnica.
Comprei a cola gel de decoupage da Corfix, mas nao cheguei nem perto do seu resultado. Já tentei duas vezes e nada da imagem ser transferida para madeira, o maximo que consegui foi algumas manchinhas da arte(imagem).

Lisa disse...

Olá Pedro! Bem-vindo! :) O que lhe aconselhava era a procurar a cola "Modge Podge", essa posso assegurar-lhe que funciona! Não desista! A minha primeira tentativa tb não correu muito bem. Ah, verifique também que a madeira não está tratada (pintada, com verniz, etc.), apenas funciona com madeira "natural". Dê noticias!

Pedro disse...

Bom dia!
Obrigado por responder.
A madeira estava envernizada, mas em meu ultimo teste lixei ela e mesmo assim não tive resultado positivo.
Vou procurar pela Modge Podge.
Muito obrigado.

Pedro disse...

Não achei a Modge Podge aqui no Brasil, mas achei um produto que alcançou o resultado esperado. Agora estou fazendo um acabamento com verniz fixador.
Muito obrigado pelas dicas!

Lisa disse...

Olá Pedro! Ainda bem que encontrou um produto semelhante. O Modge Podge pode ser dificil de encontrar, mas normalmente existe em lojas especializadas em produtos para trabalhos manuais.
Não tem de agradecer as dicas! Fico muito contente por ter sido útil :)
Bons trabalhos!!

Anónimo disse...

Olá, tanto faz ser impressão a laser ou a jato? Qual você usou?

Lisa disse...

Olá! Tem de ser impressão a jacto de tinta. Com impressão a laser não funciona! :) Boa sorte!

Carol Cardona disse...

Olá!!! Gostaria de saber se você faz esse tipo de trabalho sob encomenda
ou se conhece alguém que o faça!!!

Lisa disse...

Olá Carol, benvinda ao meu blog :)
Eu não faço este tipo de trabalho para vender, apenas como hobby :) É algo muito simples de fazer, é só seguir as instruções, por isso incentivo-a a tentar fazer com as suas próprias mãos, vai ver que vai dar muito mais valor ao resultado final :)
Contudo, se mesmo assim pretender que lhe faça algum trabalho, envie-me um email para biolisa@gmail.com
Obrigada :)

Aline Esteves disse...

Olá,
Gostaria de agradecer a você que mesmo sem saber, de alguma forma contribuiu para o sucesso do meu projeto “30 ideias em 30 dias”. Venha conhecê-lo! O projeto já acabou, mas ainda dá tempo de conferir a sua participação. Ela está citada nas referências da “Ideia#28 “. http://30ideiasem30dias.wix.com/30ideiasem30dias
Também no facebook ,Instagram e Pinterest:
https://www.facebook.com/30ideiasem30dias
@30ideiasem30dias
Espero que goste! Sinta-se à vontade para curtir, comentar e compartilhar; afinal você, seu blog, seu site, seu post, sua dica... também são parte dele.
Obrigada,
Aline Esteves

Unknown disse...

Olá, desculpa chegar "invadindo" assim sua página; mas queria te contar que aquele projeto que você curtiu, o 30 IDEIAS EM 30 DIAS, virou a AQUARELAR-TE! E como agradecimento pela sua participação, QUERO TE DAR UM PRESENTE! Venha conhecer! www.aquarelarte.com.br
Clique no link abaixo para saber como ganhar o presente
http://www.proprofs.com/survey/t/?title=w8knc

Anónimo disse...

Boas! Que ideia fantástica. Mas tentei em casa e o resultado foi desastroso. Fiz cola Mod Podge em casa (cola branca e agua), colei a foto (impressa em papel normal e impressora de jato de tinta e outra tentativa em laser) em madeira. Esperei que secasse bem e quando tentei tirar o papel (com a tecnica do pano molhado, veio tudo atrás e não ficou nada da imagem na madeira. Onde comprou essa cola Mod Podge? Foi em Portugal?

Lisa disse...

Olá! Que pena não ter resultado... Por acaso nunca experimentei com a "receita caseira" de Modge, mas provavelmente foi isso que não resultou.
Eu comprei a minha Modge Podge numa lojinha de produtos para trabalhos manuais, mas também existe a possibilidade de encomendar em lojas online ou mesmo através do Ebay.co.uk (inglês) pois lá tem tudo (sou fã!).
Boa sorte! :)

Jéssica Caroline Pereira disse...

Bom dia Lisa, seu trabalho é incrível, parabéns!! E seu tutorial ficou bem claro...
Só gostaria de saber se você já fez essa técnica em tela de quadro, pois como é tecido fica a dúvida se a foto cola direitinho... Estou pensando em comprar uma tela grande, pois na papelaria aqui perto de casa é baratinha, e colar várias fotos...

Lisa disse...

Olá Jéssica, muito obrigada pelas suas palavras :)
Quanto à sua questão, sim, já usei esta técnica em tela e resulta muito bem! Como é branca, dá mais contraste à imagem do que a madeira.
Boa sorte com a sua criação! :)

Unknown disse...

Oi Lisa. Fiz seu tutorial e parei na hora de retirar o papel. Comecei retirando a primeira camada e ficou complicado de retirar certas partes onde parece que o papel ficou mais colado. Ficaram mais brancas como marcas de papel. Tive receio de friccionar demasiado e estragar o trabalho. Tem alguma técnica que me possa ajudar a retirar o papel ou posso sair friccionando que não vai sair a imagem junto? Obrigado

Lisa disse...

Olá Nuno! Provavelmente não deixou o papel ficar suficientemente húmido para poder sair bem. Verifique que o papel não está seco. Depois pode friccionar bem e uniformemente para não ficar com manchas brancas (papel seco).

Rasgos de criatividade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rasgos de criatividade disse...

Já algum tempo tinha vontade de experimentar está técnica e com este excelente tutorial lá me aventurei. O resultado final foi um verdadeiro desastre. Não consegui que a foto ficasse nítida. Alguns sítios ficaram com restos de fibra de papel e outro saiu tanto papel q criou buracos na foto por onde se via a tela. O que terá falhado? Obrigada

Rasgos de criatividade disse...

O q terá falhado?

Beto disse...

Boa tarde estou com uma duvida posso usar Transfer Print ? a tecnica e a mesma?

Liliane fernandes disse...

Boa tarde estou tentando utilizar a tacnica, o problema é que ja a fiz uma vez seguindo os passos direitinhos mas a imagem nao fica muito bem nao sei se o problema é da tela que estou a usar. É uma tela daquelas brancas que se usa para pintar quadros. Sera que é por isso que nao finciona?

Liliane fernandes disse...

Boa tarde estou tentando utilizar a tacnica, o problema é que ja a fiz uma vez seguindo os passos direitinhos mas a imagem nao fica muito bem nao sei se o problema é da tela que estou a usar. É uma tela daquelas brancas que se usa para pintar quadros. Sera que é por isso que nao finciona?

Unknown disse...

Oi boa tarde amei este trabalho fiz e quase deu certo a foto transferiu porem ficou umas manchas brancas onde posso ter errado me ajude obrigada.

Unknown disse...

Olá. Fiz tudo como era pra ser. Deixei uma noite. Mas qdo fui tirar o papel em alguns locais aparecia a madeira conforme frixionava em outros estava bem nítida a foto. Q pode ter acontecido?

Anónimo disse...

Oi na descriçao vc deu a escolher laser ou jato

Unknown disse...

Olá,
A foto é impressa em papel sulfite ou em papel de foto??

silvia disse...

Olá, fiz a técnica de transferir a foto na madeira,saiu legal a imagem, mas na hora de retirar o papel ficava esfarelando depois de retirado não parava, fui querendo retirar mas a imagem começou a querer a estragar, queria sabe como faço? E se eu quiser dá um acabamento em verniz, qual seria o procedimento, espero secar? Ou passo o verniz assim que retirar o papel ?? Espero ansiosamente a resposta. Abraços.

Lisa disse...

Olá Silvia! Obrigada pela visita! Como se torna dificil explicar por palavras esse passo, recomendo que veja um tutorial no youtube, por exemplo:
https://youtu.be/fMieStMT9Sg
Neste video, aos 15 minutos pode ver este processo de retirar o papel. Recomendo sempre que se faça um teste primeiro, com um pedaço de madeira e outra imagem para ver como corre antes de fazer o projeto que pretende.
Depois deve deixar secar um pouco e pode aplicar um verniz por cima.

Anónimo disse...

Ola lisa eu vou ser franca.... Fiz uma foto em madeira e a mim correucbem até fiz com uma foto original digo já que se tem muito mais trabalho mas o resultado final foi o esperado fiz o primeiro e como tive visitas que gostaram já me pediram para fazer digo já que com foto oriorigi o resuresul é muito bom mesmo.. Temos é basbabas trabalho...

Unknown disse...

Fiz essa técnica na madeira,mas ficou escura,o que poderá ter acontecido? Pode pintar antes a madeira?