Pesquisar no blogue

Domingo no meio da Natureza

No Domingo passado, para desentorpecer as pernas que estavam fartas de estar no sofá, fomos dar uma caminhada pelo monte, na esperança de que o aroma a eucalipto ajudasse a constipação a ir embora! Bem, nesse aspecto não ajudou muito, mas fez bem ao espírito! =)









3 comentários :

Silvia disse...

As fotos estão lindas!!!! Fiz a mesma coisa aqui há umas semanas atrás e o resultado foi espantoso. Estava a olhar para a tua foto dos bogalhos e lembrei-me que aqui os carvalhos só dão bolotas mas nunca vi um só bogalho. E quando pergunto às pessoas ninguém sabe de que raio estou a falar. Será uma espécie diferente?!

Lisa disse...

LOL, pois, acho que não tem a ver com a espécie, mas sim por serem coisas diferentes: a bolota é o fruto do carvalho e o bugalho é o que o carvalho produz para se defender de pragas, isto é, quando um insecto "injecta" o seu ovo no carvalho, o carvalho desenvolve o bogalho nesse local como defesa para o resto da arvore, envolvendo o ovo e posterior larva. Yuuuuck!

Silvia disse...

Bem... acabou-se então a visão bucólica que eu tinha dos bogalhos como origem mística de ovinhos e larvas de mosca. A propósito: o meu avô dizia que no início do século XX e sobretudo durante a Primeira Guerra Mundial, as mães portuguesas usavam o pó no interior dos bogalhos para proteger os rabinhos dos bebés substituindo o pó de talco, de difícil acesso durante a guerra.
Desculpa ter escrito 'rabinhos' no teu blog!