Pesquisar no blogue

Biscoitos de Gengibre


Nesta época natalícia, apesar de não existir muito essa tradição em Portugal, no norte da Europa e nos Estados Unidos há o hábito de se fazer biscoitos de gengibre no Natal, especialmente na forma de bonecos ou casas (gingerbread houses).
Este ano decidi seguir esse costume e fiz uns biscoitos de gengibre para oferecer.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:
  • 4 chávenas de farinha
  • 4 colheres de chá de gengibre em pó
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 e 1/2 coilher de chá de canela
  • 1 colher de chá de cravinho (opcional)*
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1 chávena de manteiga sem sal ou margarina
  • 2 chávenas de açúcar
  • 2 ovos
  • 1/2 chávena de melaço
*Nota: Como não gosto do sabor de cravinho, não adicionei esta especiaria.

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa tigela média misturar a farinha, gengibre, bicarbonato, canela, cravinho e sal; reservar. Numa tigela grande, com a batedeira eléctrica, bater a manteiga por cerca de 30 segundos até ficar cremosa; adicionar o açúcar e bater bem até misturar. Juntar os ovos e o melaço, e bater até ficar tudo bem misturado. Juntar a mistura de farinha gradualmente e ir mexendo bem.

Com as mãos amassar a massa e formar uma bola. Colocar a bola de massa na bancada enfarinhada e alisar com o rolo da massa, formando uma camada com cerca de 5mm de espessura. Recortar nos formatos desejados (estrelas, árvores de natal, sininhos, bonecos, etc.).
Colocar os biscoitos num tabuleiro de ir ao forno revestido com papel vegetal. Levar ao forno por cerca de 10 a 15 minutos, ou até começarem a ficar dourados.
Retirar do forno e deixar arrefecer por 1min. Colocar os biscoitos numa rede para arrefecerem na totalidade.



Estas quantidades dão para muitos biscoitos! Deu-me para cerca de 4 tabuleiros de biscoitos, porque os fiz finos, mas para quem os fizer mais espessos terá menos.

Estão prontos a ser servidos e apreciados! Ficam deliciosos, mas têm um problema grave: é impossível comer só um ou 2, são viciantes! :)

Para quem preferir uns biscoitos mais elaborados ou coloridos, pode-se decorar os biscoitos com cobertura de açúcar, pérolas de açúcar, etc. Para isso basta misturar uma chávena de açúcar em pó com 3 colheres de leite até formar uma pasta ou creme espesso e aplicar por cima dos biscoitos. Para colorir, basta adicionar umas gotas de corante alimentar (vermelho, verde, etc.) a este "icing sugar". Quem quiser dar um toque de glamour, pode espalhar por cima dos biscoitos (já com a cobertura "icing" mas ainda húmida), umas pérolas de açúcar prateadas e deixar a cobertuda solidificar.

Receita retirada de Better Homes and Gardens.

2 comentários :

Juliana Chiu disse...

Os biscoitos de gengibre são 5 estrelas! ADOREI! Obrigada! Beijinhos! :**

Lisa disse...

Parece que os biscoitos foram aprovados por toda a gente que os provou! Ainda bem, para o ano há mais! =)