Pesquisar no blogue

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Uma pipa transformada em vaso

Há mais ou menos um ano atrás, para libertar um espaço de arrumação, deparamo-nos com inúmeras pipas em relativo bom estado que tiveram de ficar no quintal à espera de um destino. Conseguimos oferecer uma grande parte destas pipas a amigos e conhecidos, já que é algo que hoje em dia é usado como matéria prima para imensos tipos de projetos de trabalhos manuais.
As que sobraram ficaram no quintal a aguardar as nossas ideias... Entretanto, uma dessas ideias foi concretizada! Fazer um vaso grande para plantar uma limeira rodeada de ervas aromáticas.

Mãos à obra! Começamos por cortar a pipa a meio, com uma motosserra. Ficamos logo com 2 vasos gigantes, mas como a madeira de um dos lados da pipa já estava a apodrecer, só pudemos aproveitar uma das metades. Como esta metade já tinha o buraco para a saída do vinho, já não precisamos de criar um orifício para escoar a água. 
Tivemos ainda que ajustar os aros de metal, de forma a tentar manter seguras as ripas de madeira que constituem a pipa.


Passamos então ao passo seguinte: proteger a madeira com um verniz especial para exterior (há imensos à escolha nas lojas de bricolage).


Depois revestimos o interior do vaso reutilizando uns sacos grossos de plástico. Para isso usamos um agrafador de compressão para fixar o plástico à madeira.



O vaso-pipa estava assim pronto a usar! No fundo do vaso, começamos por colocar uma camada de esferas de argila para depois acrescentarmos a terra. 



Finalmente transplantamos a limeira e as ervas aromáticas: salsa, oregãos, cebolinhos, manjericão, tomilho e salva.







1 comentário :

Silvia Viana disse...

Lindo! Tenhi de procurar pipas por aqui :)