Pesquisar no blogue

Jamie Oliver e o Porto

Imagem retirada de jamieoliver.com
Aparentemente não têm nada a ver um com o outro, mas já aí vamos… Para quem não sabe, Jamie Oliver, o famoso chef inglês, possui, além de milhares de outros negócios bem sucedidos (há que admirá-lo por isso), uma revista intitulada “Jamie Magazine”. Como seria de esperar, é uma revista cujos artigos levitam à volta da culinária, mas não é uma revista de receitas, é muito mais do que isso. Na sua secção “Travel”, a Jamie Magazine brindou-nos no último número com um artigo sobre a nossa magnífica cidade do Porto (já estão a perceber a relação?!).
Imagem retirada de jamieoliver.com
Um artigo bem escrito por Emma Ventura, cujo apelido me leva a suspeitar de uma ascendência lusa e daí da subjectividade do artigo. Quem tiver curiosidade, pode ler o artigo aqui. De destacar o seguinte: o Porto está a dar que falar! Quem tiver ido recentemente ao centro durante o dia, vê-se rodeado de turistas das mais diversas nacionalidades por todo o lado, atarefados com as suas máquinas fotográficas a perpetuar imagens da Torre dos Clérigos, da ponte D. Luis, da Ribeira, da Igreja de S. Francisco, da Livraria Lello, da praça dos Leões, do mercado do Bolhão, da Avenida dos Aliados, e mais, muito mais! À noite, também os há, mas concentrados essencialmente à volta da zona das Galerias, como se estivéssemos em Espanha, tentamos passar pela multidão esmagadora no meio da rua, com copos de cerveja na mão e tudo em amena cavaqueira nas mais diversas línguas. Quem tem olho para o negócio aproveita este boom de turismo no Porto, e abre hotéis (ou hostels, ou pensões, etc.). A Avenida dos Aliados vai-se transformar basicamente numa série de hotéis para vários gostos (veja-se o Palácio das Cardosas, uau…). E acho muito bem que o Porto ressuscite de alguma forma. Pena que ainda haja tantas casas e prédios devolutos no centro da cidade, que são verdadeiros tesouros arquitectónicos em ruína.
E tanto havia para dizer sobre o Porto, mas uma coisa é certa, o que torna a nossa cidade tão especial são as pessoas, somos nós! =)

1 comentário :

Silvia disse...

3 pistas que mostram que a rapariga que escreveu o artigo deve ter um gene Português:
1 - ela sabe que os habitantes do Porto são Portuenses e tripeiros;
2 - ela sabe o que são francesinhas;
3 - ela escreveu corretamente o nome completo de Salazar.