Pesquisar no blogue

Um passeio pela Galiza


Quem leu a Time Out Porto deste mês (Agosto) deve ter visto, nas sugestões sobre o que fazer durante as férias na zona do Porto e arredores, uma ida às Ilhas Cíes, em Espanha. As Islas Cíes fazem parte do Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza, e possui, segundo o jornal britânico “The Guardian”, a melhor praia do mundo, a praia de Rodas, com areia fina branca banhada pelas aguas azul turquesa cristalinas. Pareceu-nos um bom plano para pôr em prática num domingo nublado, sem perspectivas de praia nem piscina.
Fomos até Vigo, de onde parte o ferry para as Ilhas Cíes, e foi uma aventura encontrar a bilheteira, pois estava a decorrer uma prova de down-hill em plena cidade, estando a bilheteira do ferry escondida atrás das bancadas do publico que assistia à prova! Soubemos nessa altura que, por ser considerada um santuário da fauna e flora autóctones, o limite de pessoas por dia nas ilhas é de 2000, valor que já tinha sido atingido e não seria hoje que visitávamos as ilhas.
Foi-nos então sugerido que fossemos até a Isla de Ons, que também faz parte das ilhas atlânticas da Galiza, mas desta vez com saída de Bueu, para os lados de Pontevedra. Lá fomos nós até Bueu, onde foi novamente uma aventura encontrar a bilheteira… Não muito inspirados pelo tempo (cinzento e prestes a chover) e com um grande buraco no estômago, decidimos ir almoçar, provar a famosa caldeirada de polvo típica desta região. Fomos ao “Pescador”, por sorte arranjamos mesa, rodeada de inúmeras famílias galegas a devorar doses industriais de marisco, bivalves e outros bichos do género.
A caldeirada de polvo estava divinal e depois do almoço, nada melhor do que um passeio à beira-mar, antes de termos abandonado a Galiza, debaixo de chuva intensa, de volta para casa. Quanto às Ilhas Cíes terão de ficar para a proxima! =)

Sem comentários :