Pesquisar no blogue

Jantar no Book

Imagem retirada de Oporto Cool.

Ao fim de várias tentativas, finalmente consegui ir jantar ao Book! Convertida num restaurante, a antiga livraria Aviz, na baixa do Porto, é agora um espaço dedicado ao prazer da comida e bebida. A primeira sensação que tive quando lá entrei foi que estava no restaurante hip do momento, algures numa cidade cosmopolita (que o Porto se está a tornar cada vez mais a cada dia que passa). Foi uma sensação agradável. A referir o atendimento simpático, o bar cheíssimo com o pessoal a tomar um drink enquanto aguardava mesa, ambiente agradável a meia-luz e música calma de fundo. De salientar: a decoração! Já conhecidos pelo seu trabalho noutros locais do Porto, como por exemplo a Casa do Livro, os donos e equipa de decoração deste espaço mantiveram o seu bom gosto e sempre conjugando com a história/passado do espaço. Neste caso, não conseguimos esquecer que ali já funcionou uma das mais conhecidas livrarias do Porto, quando nos deparamos com as dezenas de livros espalhados pelo restaurante: pousados numa estante de parede, pendurados do tecto do bar, a acompanhar o menu, como base das travessas, etc. Além disso, manteve-se a placa luminosa da antiga livraria, na parede do fundo do restaurante.
A lista de pratos disponíveis é atrativa, sendo essencialmente do tipo cozinha mediterrânica, e a carta de vinhos é bastante extensa. Optei pelo vinho a copo, e comecei com o creme de ervilhas. Para prato principal, escolhi a lasanha de bacalhau, enquanto que os restantes elementos da mesa foram para o bife com batatas à padeiro e linguini com legumes. Estavam todos deliciosos, pelo que provei e pelas opiniões que recolhi. A terminar um fantástico pão-de-ló de chocolate (também há a versão de ovos) que foi uma surpresa para as minhas papilas gustativas! Delicioso! Hmmm, até já estou a salivar-me só de pensar nisso! A mousse de chocolate (com pedacinhos de salame) tinha bom aspecto, e a salada de fruta vem acompanhada de uma bola de gelado.
Também fiquei a saber que têm buffet ao almoço, por 11€ (excepto bebidas), onde os pratos vão variando ao longo da semana. Fiquei curiosa!
E quando saí do restaurante, cheguei a pensar que era noite de S. João, tamanha era a multidão de gente espalhada pelas ruas.
A noite na baixa do Porto é que está a dar! J


NOTA: aconselho a fazer reserva com alguma antecedência pois é um dos restaurantes mais procurados do momento na baixa do Porto e é muito difícil arranjar mesa.

Sem comentários :