Pesquisar no blogue

Colares de botões revestidos - como fazer!

Há umas semanas atrás, na primeira sessão do Clube de Lavores 2015 na AMUT, fizemos uns divertidos colares de botões velhos revestidos a tecido e reutilizando restos de correntes de outros colares.

E aqui fica o passo-a-passo de como fazer estes originais colares!

Primeiro, começamos por escolher botões grandes e feios, daqueles que sabemos que já não vamos usar numa peça de roupa. Escolhemos também alguns restos de tecidos, em cores coordenadas ou não, com ou sem padrões, é ao gosto de cada um :)
Cortamos círculos dos tecidos com mais ou menos o dobro do diâmetro do botões que vamos revestir com esse tecido.



Para revestir os botões, passamos uma linha grossa a toda a volta do círculo de tecido, com ponto corrido normal, deixando 2 pontas de linha suficiente para dar um nó (imagem 1). Deixamos o lado avesso do tecido virado para cima.
Colocamos o botão no centro do círculo, com a parte traseira virada para cima, e puxamos as 2 pontas da linha de forma a fechar o tecido à volta do botão (imagem 2).
Fechamos o invólucro de tecido dando um nó duplo com as 2 pontas da linha (imagem 3).
E se virarmos ao contrário, finalmente temos o botão revestido (imagem 4)! :)


  De seguida dispomos os botões, conforme quisermos, mas com o formato de um sorriso ou U.


Usando a disposição que escolhemos, começamos a colar (com cola quentes) os botões, num feltro discreto mas resistente (aqui escolhi preto).



 Depois recorta-se todo o excesso de tecido, mesmo nos cantinhos entre botões e junta-se 2 correntes, uma de cada lado do colar para colocar ao pescoço. Se se pretender um colar mais justo, deve-se colocar um fecho e uma argola. Se quisermos um colar mais comprido, com espaço suficiente para passar na cabeça, então não é necessário colocar 2 estes acessórios.



Como já mostrei aqui no blog, mas nunca é demais repetir, aqui ficam os lindos colares que as meninas fizeram no workshop :)







Sem comentários :