Pesquisar neste blogue

A carregar...

sexta-feira, 14 de Junho de 2013

Transferindo fotos para... madeira ou tela!


Desta vez atribuíram-me a missão de pegar numa foto antiga de um ente querido e transformá-la num presente de aniversário. Ora bem, podia apenas ter pegado na foto e tê-la colocado dentro de uma moldura, e estava pronto! Mas nãooooo, isso não seria nada o género da Donna Lisa, que prefere ter resultados bem mais originais!

Portanto, o primeiro projeto escolhido foi transferir a foto para um pedaço de madeira velha, que seria depois usado para pendurar na parede. Pode-se também utilizar outros meios além da madeira, tal como uma tela branca, que acabou por ser o meu projeto final, uma vez que a madeira escolhido era demasiado escura e a imagem final não ficou muito nítida. 

Mas começamos por pegar num pedaço de madeira, cortá-lo na medida pretendida e limpar bem a madeira:



Antes de continuar, deixo umas pequenas anotações: 
  • nunca se deve utilizar a própria foto para se transferir para o material escolhido, porque se algo corre mal não queremos perder esta preciosidade! por isso, digitaliza-se a foto e trabalha-se com essa imagem no pc;
  • pode-se alterar a foto digitalizada ao gosto de cada um, p. ex., mexendo no contraste, luminosidade, cor, dimensão, etc.;
  • imprime-se em espelho, isto é, a imagem deve ser invertida horizontalmente, usando de preferência uma impressora a laser ou uma a jacto de tinta mas com a definição de impressão em ótima qualidade;



Depois de termos a foto impressa chega a altura de a passarmos para o meio pretendido (madeira, tela, etc.). Para isso precisamos da cola Modge Podge (cola de decoupage), que vamos espalhar numa camada grossa por cima da imagem, usando se possível um pincel de esponja.


Depois aplicamos a imagem na madeira/tela, com a face impressa voltada para baixo, garantido que não fica nenhuma bolha de ar entre o papel e o material. para isso pode-se usar um cartão de plástico por exemplo para passar por cima do papel e retirar todas as bolhas.



Deixa-se secar durante pelo menos uma hora, mas se possível mais, até podemos deixar os restantes passos para o dia seguinte e ficar a secar durante a noite.

Depois da cola estar bem seca, usamos um pano embebido em água (e mais ou menos escorrido) e coloca-se por cima do papel, de forma a embeber este material.



Espera-se cerca de 10 minutos ou um pouco mais e retira-se o pano. Agora o papel está molhado e a imagem já começa a transparecer.



Com os dedos ou usando uma ponta do pano molhado, começamos a desfazer a superfície do papel molhado, e começam a formar-se rolinhos. Faz-se isto a toda a imagem até estar bem nítida. Cuidado para não se entusiasmarem e retirarem tudo! 
E txarammmmm! Temos o trabalho quase pronto!

Aqui pode-se ver que a camada superficial do papel saíu lindamente de uma só vez, mas depois tive que retirar a restante superfície de papel com os dedos.

Depois deixamos secar novamente, cerca de 1h ou mais (quem quiser despachar o processo pode usar um secador de cabelo na temperatura média) e vamos finalizar o produto com uma nova camada de Modge Podge por cima da imagem, para selar e conservar a superfície.

E aqui está o presente especial! :)





18 comentários :

  1. Espetacular!!!! Já tinha visto esta técnica em imeeeensos sites de crafts mas nunca me aventurei. Ainda por cima a morar num apartamento não dá jeito este tipo de crafts 'hard core'. Mais uma vez me surpreendes, minha Lisinha. Os meus parabéns!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Silvinha! Pois, eu tb já vi esta tecnica ser usada para inumeros fins, tinha de experimentar! :)

      Eliminar
  2. Adorei esta ideia, não conhecia.
    Desculpe a minha ignorancia, mas a impressão da foto fez em papel normal?
    Obrigada.

    Cumprimentos
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Bem-vinda ao Donna Lisa!

      Esta técnica é mesmo muito útil!
      Respondendo à pergunta, sim, fiz a impressão em papel normalíssimo :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei a ideia e a possibilidade de fazer belos presentes e recordação. Tenho uma dúvida: essa cola (Modge Podge), caso eu não encontre, pode ser qualquer cola de decoupage? Obrigada e parabéns pelo belo trabalho!
    Cibele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cibele! Sim, acho que pode usar cola de decoupage. Também existem receitas caseiras de como fazer o seu próprio Modge Podge em casa, usando cola branca e água. É só fazer uma pesquisa no google e aparecem várias soluções.
      Obrigada pela visita! :)

      Eliminar
  4. poço passar verniz estes que usa para pintura em madeira para proteger a imagem ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Edinei! Bem-vindo! Não sei se pode passar esse tipo de verniz, mas não há nada como experimentar! Teste primeiro em algo que possa depois deitar fora se correr mal :) Mas se procurar em lojas que fornecem material para decoupage (tecnica do guardanapo) encontra materiais para selagem. Volte sempre!

      Eliminar
  5. Boa tarde!
    Gostei muito do tutorial a algum tempo procuro essa técnica.
    Comprei a cola gel de decoupage da Corfix, mas nao cheguei nem perto do seu resultado. Já tentei duas vezes e nada da imagem ser transferida para madeira, o maximo que consegui foi algumas manchinhas da arte(imagem).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro! Bem-vindo! :) O que lhe aconselhava era a procurar a cola "Modge Podge", essa posso assegurar-lhe que funciona! Não desista! A minha primeira tentativa tb não correu muito bem. Ah, verifique também que a madeira não está tratada (pintada, com verniz, etc.), apenas funciona com madeira "natural". Dê noticias!

      Eliminar
  6. Bom dia!
    Obrigado por responder.
    A madeira estava envernizada, mas em meu ultimo teste lixei ela e mesmo assim não tive resultado positivo.
    Vou procurar pela Modge Podge.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Não achei a Modge Podge aqui no Brasil, mas achei um produto que alcançou o resultado esperado. Agora estou fazendo um acabamento com verniz fixador.
    Muito obrigado pelas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro! Ainda bem que encontrou um produto semelhante. O Modge Podge pode ser dificil de encontrar, mas normalmente existe em lojas especializadas em produtos para trabalhos manuais.
      Não tem de agradecer as dicas! Fico muito contente por ter sido útil :)
      Bons trabalhos!!

      Eliminar
  8. Olá, tanto faz ser impressão a laser ou a jato? Qual você usou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Tem de ser impressão a jacto de tinta. Com impressão a laser não funciona! :) Boa sorte!

      Eliminar
  9. Olá!!! Gostaria de saber se você faz esse tipo de trabalho sob encomenda
    ou se conhece alguém que o faça!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carol, benvinda ao meu blog :)
      Eu não faço este tipo de trabalho para vender, apenas como hobby :) É algo muito simples de fazer, é só seguir as instruções, por isso incentivo-a a tentar fazer com as suas próprias mãos, vai ver que vai dar muito mais valor ao resultado final :)
      Contudo, se mesmo assim pretender que lhe faça algum trabalho, envie-me um email para biolisa@gmail.com
      Obrigada :)

      Eliminar
  10. Olá,
    Gostaria de agradecer a você que mesmo sem saber, de alguma forma contribuiu para o sucesso do meu projeto “30 ideias em 30 dias”. Venha conhecê-lo! O projeto já acabou, mas ainda dá tempo de conferir a sua participação. Ela está citada nas referências da “Ideia#28 “. http://30ideiasem30dias.wix.com/30ideiasem30dias
    Também no facebook ,Instagram e Pinterest:
    https://www.facebook.com/30ideiasem30dias
    @30ideiasem30dias
    Espero que goste! Sinta-se à vontade para curtir, comentar e compartilhar; afinal você, seu blog, seu site, seu post, sua dica... também são parte dele.
    Obrigada,
    Aline Esteves

    ResponderEliminar