Pesquisar no blogue

Um turbante estilo vintage

Desde que cortei o cabelo mais curto que tenho tido alguma dificuldade em mantê-lo controlado em situações mais "agitadas" como por exemplo quando estou tranquilamente a apanhar banhos de sol, vem uma ligeira brisa, e o cabelo mete-se todo à frente da cara! Não me interpretem mal, estou a adorar ter o cabelo curto (a liberdade!!) mas depois há estas situações a que temos de nos adaptar. Com o cabelo mais comprido, um elástico resolvia a questão, mas já não dá para isso.

Assim, resolvi concretizar um projeto que já tinha na minha lista de "a-fazer" há algum tempo: uma fita de cabelo estilo turbante dos anos 40/50. Acho tãooooo glamouroso! :)




As instruções são muito simples..




1. Usando uma malha, com uma certa elasticidade, corta-se 2 tiras de tecido com as dimensões pretendidas: comprimento = medida da cabeça (no meu caso 58 cm, sou cabeçuda!) e a largura = 20 cm (ou mais, se pretendermos um efeito mais largo).

2. Dobra-se cada tira a meio (lado direito virado para dentro), no sentido do comprimento, e cose-se ao longo das extremidades. 

3 e 4. Viram-se as tiras do direito e sobrepõem se em cruz, depois pega-se em duas das extremidades de cada lado e juntam-se com um alfinete. Assim já se consegue ver como vai ficar a fita-turbante. Nesta parte ficamos a fita tem duas extremidades, uma de cada lado.

4. Finalmente termina-se cosendo as duas pontas uma à outra, para fechar a fita. Eu usei o método de costura francesa, mas provavelmente existe uma técnica mais correta para este acabamento. É uma questão de pesquisarem no Youtube ou noutros blogs porque deve haver imensos tutoriais que explicam como fazer esta parte.



E aqui está a minha nova fita-turbante! 
Na altura em que tirei as fotos estava com o cabelo todo despenteado por isso é que fiquei a segurar as melenas rebeldes com a mão ;)






2 comentários :

Unknown disse...

Muito gira! Nunca pensei que fazer uma fita-turbante fosse tão fácil. Nesta vou aventurar-me.:)
Bjs, Olivia

Lisa disse...

Olá Olívia!

Bem-vinda!! :)
Esta fita é mesmo super simples de fazer e fica cheia de estilo! Força! E gostava muito de ver o resultado final ;)

Beijinhos