Pesquisar no blogue

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Um garrafão transforma-se em...?

Há uns meses atrás, nas obras de reconstrução da casa de uns amigos, encontrei uns pequenos tesourinhos, escondidos no meio de tralhas dos antigos proprietários: 3 velhos garrafões de palha.
Apesar de estarem com a "carapaça" a desfazer-se, o que me interessava era o "recheio". A minha imaginação ficou logo rendida a estes frascos gigantes de vidro.



O que fazer com estes toscos garrafões? Convertemos em... candeeiro de mesa!

Começamos por retirar a "carapaça" de palha do garrafão, e ficamos com um gigante jarro de vidro que depois de bem lavado passou ao passo seguinte.


Esta foi a parte mais delicada do processo: fazer um furo no vidro para fazer passar o fio elétrico. Além da broca do berbequim ter de ser especial para vidro (broca de diamante), o furo tem de ser feito com água a correr na zona, senão aquece muito e podemos estragar tudo, o vidro pode estalar e eventualmente partir-se...


Depois deste momento de tensão bem sucedido (uffa!) passamos o fio elétrico (próprio para candeeiros, o que inclui o fio + interruptor + ficha) pelo furo até saír pelo gargalo do garrafão.


Depois de ligarmos o fio elétrico a um casquilho para lâmpadas, colamos este casquilho no gargalo do garrafão.


No final foi só arranjar um abajour catita e o candeeiro estava pronto! :)


Candeeiros semelhantes a este podem custar uma pipa de massa em lojas de decoração, mas este nãooooo: só precisamos de comprar o fio elétrico, o casquilho e o abajour, e resultou nesta beleza que ficou em cima do aparador azul :)





Sem comentários :