Pesquisar no blogue

Costuras de Verão: biquini!

Já desde o verão do ano passado que andava com uma vontade tremenda de entrar no mundo da "confeção" caseira de biquinis. A ideia de poder criar o meu próprio biquini no modelo que eu quisesse (dentro das limitações de máquinas e tecidos) e com as minhas medidas, há muito que me atraía. Por exemplo, adoro as peças da Cantê mas aqueles preços!!! Pff! Por isso, este ano decidi avançar com isso! Estive tentada a frequentar um workshop deste tema mas com tanta informação que há neste mundo digital, arrisquei mesmo sem formação (mas vendo muitos videos tutoriais no youtube).

A primeira aventura desta saga foi encontrar umas lycras bonitinhas e baratas. Felizmente, com a dica de outras costureiras domésticas em foruns temáticos, encontrei uma loja de tecidos em Famalicão (Mike Tecidos) que também vende online e tem uns preços fantásticos. Escolhi os padrões e passado poucos dias tinha a encomenda em minha casa.



A segunda aventura foi encontrar copas para bikinis... Perto de mim, encontrei na Retrosaria Lira, que tem tudo e mais alguma coisa na loja online, e ao visitar a loja física na zona da Areosa, acabei por trazer também uma "agulha vira-malhas" para me ajudar a virar do direito as fitas dos bikinis.

Agora com todo o material reunido, foi preciso dedicar-me às máquinas. Acertar com a corte-e-cose não foi fácil. Grrrrr! Depois de enfiar e desenfiar não-sei-quantas vezes as linhas na máquina, ajustar tensões para a lycra, e mudar as agulhas finalmente a máquina ficou a coser bem! Smooth as a baby bottom :)


Finalmente o último obstáculo a ultrapassar: a máquina de costura normal. Não é que esta malandra decidiu saltar pontos na lycra? Mais uma vez recorri à internet e as soluções eram sempre as mesmas: usar uma agulha apropriada, coser com linha de poliester, ajustar tensão, experimentar pontos elásticos, etc! Nada parecia resultar! A minha última tentativa foi comprar novamente agulhas para a máquina. Atenção, eu estava a usar uma para tecidos elásticos porque isso é mesmo muito importante quando se está a coser este tipo de tecidos, mas até para isso existem imensas referências (stretch, jersey, knit, enfim...). Então fui à loja Singer aqui da zona e a senhora garantiu-me que aquelas agulhas que eu ia trazer cosiam bem lycra. E assim foi, resultou! :) As agulhas são Singer refª 2045 e funcionam mesmo muito bem.

Finalmente estava pronta para começar, uffa!
Só que agora surge a dúvida: e agora, que modelo de biquini vou eu fazer??... Tinha tantas ideias! Pegando num biquini que eu já tinha e que está a ficar velhinho, usei-o como molde para a parte de baixo. 


Quanto à parte de cima, fui uma "ganda maluca" e não usei moldes. Com o manequim configurado com as minhas medidas e misturando as inspirações de vários bikinis, fui traçando o que pretendia, e e não foi correndo muito mal.

Não, isto não é o resultado final! :)
Claro que está cheio de defeitos e há alguns pormenores que não ficaram bem como pretendia, mas para primeiro biquini? Não está nada mal, não senhor! :)






Agora tenho um monte de lycras para aplicar o resto das ideias, por isso este Verão vou ter direito a uma coleção inteira de beachwear! LOL Isto é, se conseguir, porque isto demora tempo que se farta para quem está a começar... :)



1 comentário :

B disse...

Está muito giro