Pesquisar no blogue

Remodelação de mini-jardim

Junto à lavandaria temos um mini-jardim que serve de apoio para quando precisamos de secar alguma roupa, se o tempo o permitir,  e esteticamente este pequeno recanto dá muito charme ao pátio da casa. 
Há uns anos, quando decoramos pela primeira vez este pequeno jardim, reutilizamos algum material que tínhamos, como as pedras de xisto, colocamos a limeira numa pipa reutilizada e plantamos alguma vegetação. 
Entretanto com o passar do tempo, e como o jardim está pouco exposto ao sol, a limeira começou a reclamar e deixou de produzir frutos... Isso foi o mote que precisava para fazer uma remodelação ao jardim e dar-lhe uma nova imagem.
Desta vez, com a inspiração de alguns jardins que vi no Pinterest, quis dotar o jardim de umas "stepping stones" redondas, que é como quem diz, umas patelas redondas gigantes para servir de caminho no jardim. Ora isto é precisamente um projeto DIY (Faça Você Mesmo) como a Donna Lisa gosta! :)

Para fazer as patelas redondas, usamos como molde alguns aros de pipas velhas, que enchemos com uma mistura de cimento/areia. Deixamos secar e ao fim de alguns dias tínhamos as patelas prontas.

Os aros dos pipos revestidos de plástico para não colarem ao cimento.

As patelas de cimento ainda frescas, a secar.
Assim com o principal material pronto, retiramos a limeira e o respetivo barril, assim como as pedras de xisto e a casca de pinheiro.

Aspeto inicial do jardim: as pedras de xisto no chão e a limeira ao fundo, dentro da pipa convertida em vaso.
O jardim "limpo" (sem pedras, limeira, nem casca de pinheiro).
Com o terreno limpo, estendemos uma tela para não crescerem ervas, colocando areia por cima.
Distribuímos depois as patelas de cimento e enchemos os espaços entre elas com casca de pinheiro. 

A patelas já distribuídas pelo jardim, pousadas em cima da camada de areia.
Colocação de casca de pinheiro.
Em vez da limeira, desta vez colocamos ao fundo a estufa com as minhas experiências botânicas.


Ficou ou não melhor? :)




Sem comentários :