No Domingo passado, para desentorpecer as pernas que estavam fartas de estar no sofá, fomos dar uma caminhada pelo monte, na esperança de que o aroma a eucalipto ajudasse a constipação a ir embora! Bem, nesse aspecto não ajudou muito, mas fez bem ao espírito! =)
3 comentários :
As fotos estão lindas!!!! Fiz a mesma coisa aqui há umas semanas atrás e o resultado foi espantoso. Estava a olhar para a tua foto dos bogalhos e lembrei-me que aqui os carvalhos só dão bolotas mas nunca vi um só bogalho. E quando pergunto às pessoas ninguém sabe de que raio estou a falar. Será uma espécie diferente?!
LOL, pois, acho que não tem a ver com a espécie, mas sim por serem coisas diferentes: a bolota é o fruto do carvalho e o bugalho é o que o carvalho produz para se defender de pragas, isto é, quando um insecto "injecta" o seu ovo no carvalho, o carvalho desenvolve o bogalho nesse local como defesa para o resto da arvore, envolvendo o ovo e posterior larva. Yuuuuck!
Bem... acabou-se então a visão bucólica que eu tinha dos bogalhos como origem mística de ovinhos e larvas de mosca. A propósito: o meu avô dizia que no início do século XX e sobretudo durante a Primeira Guerra Mundial, as mães portuguesas usavam o pó no interior dos bogalhos para proteger os rabinhos dos bebés substituindo o pó de talco, de difícil acesso durante a guerra.
Desculpa ter escrito 'rabinhos' no teu blog!
Enviar um comentário