Pesquisar no blogue

quarta-feira, 7 de março de 2018

Quintandona e a Casa da Viuva Winebar

À procura de um pretexto para sair de casa num domingo tempestuoso, encontramos algo de interesse relativamente perto de casa, na Rota do Romântico, em Lagares, Penafiel, a bela aldeia de Quintandona.
Até esse dia desconhecia totalmente esta típica aldeia portuguesa, muito castiça com o casario em xisto e muito bem recuperado, com um ar tão acolhedor para dias frios e chuvosos de Inverno. Nesse dia percorremos a aldeia a pé, admirando os pormenores das casas e paisagem envolvente, mas ficamos curiosos com o winebar local, a Casa da Viúva, que no meio de chuva e vento nos pareceu muito aconchegante e prometedor.

Chegada à aldeia.



Um dos recantos no interior da aldeia.

Pormenores das casas típicas recuperadas.

Entrada (traseiras) do Winebar Casa da Viúva.

Winebar Casa da Viúva.
Umas semanas mais tarde, numa noite de sábado sem nada planeado, arriscamos a reserva para finalmente experimentar o winebar e conseguimos (felicidade!!).


Por dentro, o espaço distribui-se em vários patamares, desde o antigo celeiro até um jardim de inverno, com diversas salinhas e recantos, todos eles rústicos e bem decorados.

A zona do bar.
Uma das paredes da sala onde jantamos, revestida a caixas de vinho e rolhas. No meio da sala, encontra-se uma eficaz e rústica salamandra que nos aqueceu durante toda a refeição.
Em relação à comida, fomos informados que sendo um winebar, a especialidade são os vinhos (enoooooorme variedade) e a comida servirá quase de acompanhamento, sendo essencialmente à base de petiscos/tapas (apesar de haver alguns pratos principais). Foi-nos então sugerido um menu de petiscos para experimentarmos um pouco de tudo, e assim fizemos.

Para começar, a tábua de presunto (ótima qualidade!) e queijo.
As pequenas sardinhas fritas, deliciosas.
Pimentos padron quentinhos.
Apesar de ser um winebar, para beber optamos pela sangria de vinho tinto, que estava simplesmente divinal! Uma das melhores que já bebi até agora. E daquelas que só damos conta do seu efeito alcoólico quando nos levantamos para ir embora... :)


Continuando com as tapas...

Peixinhos da horta super fofos e generosos.
Cogumelos recheados com queijo e bacon, e uns gulosos rolinhos de alheira com molho agridoce.
Foi aqui que interrompemos o menu, porque já não tínhamos estômago para experimentar as restantes iguarias que, pelo que nos disseram, seriam as batatas bravas e os ovos rotos.

Por isso, passamos diretamente à sobremesa... :)
Um petit gateau, que estava no ponto!
Entretanto no WC das senhoras...

Saímos do aconchego da sala de jantar para o frio da noite chuvosa com o estômago quase a rebentar e com a certeza que vamos voltar, porque este é daqueles sítios que fica na memória, não só pelo espaço em si, pela comida maravilhosa e simpatia do pessoal, mas também pela envolvência. Esta pequena aldeia na margem do rio Sousa merece bem a nossa visita.


Winebar Casa da Viúva (recomendo que vejam o site para mais fotografias e informação)
Rua da Quintandona, Lagares, Penafiel
Contactos: 255 753 603 / 912 245 910


Sem comentários :