Pesquisar no blogue

Two Fat Ladies: gordura p'ras veias... so what?!

Ahh, quantas vezes me lembro dos bons velhos tempos em que só se fazia dieta quando se estava doente. Os da minha geração e das gerações anteriores devem lembrar-se bem das comidas feitas pelas avós ou pelas mães, sem medo das gorduras e do verdadeiro açúcar…
A partir dos anos 80 começou-se a assistir ao um “ganhar de consciência”, provavelmente relacionado com o aumento do conhecimento da relação comida<->saúde e da proliferação de estudos sobre este assunto, pelo menos cá em Portugal. A partir daí foi o declínio!
Hoje em dia basicamente só podemos comer cozidos e grelhados, carne branca e peixe, e nada de doces (só fruta) senão a coisa (saúde) descamba! Claro que estou a exagerar (o meu nutricionista puxava-me as orelhas se me ouvisse a dizer isto!), bem sabemos que podemos comer de tudo um pouco, mas sem exageros, e seguindo as proporções da pirâmide alimentar. Contudo, muitas vezes sinto saudades da cozinha sem restrições, e apesar de algumas vezes fazer a vontade ao dente (deixando-me levar por um prato típico português daqueles que faz o nosso colesterol disparar em segundos) a verdade é que a minha alimentação diária, e a da maior parte de nós, já não pode ser essa, senão é garantido que não passamos dos 50 anos.
De qualquer forma, na minha adolescência e mesmo início da idade adulta, assisti muitas vezes a este programa: Two Fat Ladies, que me deixava a babar em frente à televisão. Isto é o exemplo perfeito de duas “cozinheiras” que usam (ou usavam, uma vez que uma delas, Jennifer, faleceu em 1999, deixando de haver programa) quantidades industriais de manteiga, natas gordas, farináceos, açúcar, chocolate, e outros papões da culinária actual.
Finalmente arranjei a série e tenho assistido deliciada a estes episódios pois, se não posso comer esta comida, pelo menos ainda posso ver e sonhar com ela! J
Aqui fica metade de um episódio que fala de… portugueses! Vejam também a 1ª parte em que a Clarissa faz uma tarte de chocolate que deve ser um estrondo! Yuuummmm!


Nota: Também me passo com as taças, alguidares, tachos e panelas que elas usavam em todos os episódios, são tãaaaaaooo vintage! JE além disso, escolhiam sempre muito bem as cozinhas onde gravavam os programas, são muito countryside. Love that!

Sem comentários :