Pesquisar no blogue

Painel de parede para costura

No meu espaço de costura faltava algo essencial que já tinha visto em imagens de alguns ateliers caseiros mas nunca à venda: um painel de parede para costura. Para quem não conhece, este elemento é fundamental num espaço de costura, de forma a ter o material todo à mão e organizado (pelo menos para mim isso é indispensável!). Comecei por pensar em adaptar um painel de ferramentas, daqueles que se vendem nas lojas de ferragens para colocar em oficinas, mas a ideia não me agradou completamente, ia resultar numa peça banal e algo “industrial”.
Então surgiu a ideia: vou fazer o painel do zero, com a configuração e suportes que eu quiser!
Diga-se de passagem que, fazendo as contas no final, ficaria bem mais barato comprar o painel de ferramentas (cerca de 20€) do que fazer este, mas fiquei com aquilo que pretendia e visualmente é muito mais agradável. Uma vez que o painel iria ser afixado na parede atras da máquina de costura, o aspecto visual seria muito importante para mim, de forma a influenciar positivamente o meu trabalho quando estivesse a costurar! J
Assim sendo, comprei uma placa do género de contraplacado com as dimensões pretendidas, ganchos e camarões (dos de metal, não dos de comer!), pregos, suportes para quadros, pionés, e juntei o tecido, enchimento e cola quente que já tinha em casa.
Comecei por colocar os suportes para quadro na parte de trás da placa de contraplacado. Depois juntei o enchimento à parte da frente da placa, envolvendo os lados também, colando com cola quente. De seguida, revesti este conjunto com o tecido e usei pionés para o prender à parte de trás (podia ter usado o agrafador de trabalhos manuais mas estava sem agrafos…), bem esticadinho.
A placa, o suporte para quadros, a parte de trás da placa já com o enchimento e o tecido, e os pionés a prender o tecido.

A primeira parte estava feita, agora só precisava de dispor pelo painel os ganchos, camarões e pregos da forma que me apetecesse. Nesta altura teria dado jeito o berbequim para furar a madeira, mas como não o consegui encontrar (no meio das ferramentas cá de casa) furei à mão, o que resultou nuns dedos doridos durante umas horas…
A parte de trás pronta, a parte da frente com o tecido bem esticado e os ganchos que usei.

Finalmente, com o painel pronto, só tive de o pendurar na parede, e aqui está ele! J
O painel pronto com vários tipos de ganchos para pendurar diversos objectos: tesouras, carrinhos de linha, canelas da máquina de costura, etc.

Sem comentários :