Pesquisar no blogue

"Gelado" de banana (saudável!)

Não sei se vos acontece o mesmo, mas com o tempo quente, as bananas na fruteira cá de casa amadurecem num piscar de olhos! Ficam logo com aquele aspeto nada apelativo, castanhas e moles... 
Mas nem tudo está perdido, porque há imensas formas de usar as bananas super maduras, em bolos, bolachas e... gelado! 
As bananas super maduras são muito ricas em açúcares e nalguns casos, bem esmagadas, podem ser usadas como substituto de adoçante/açúcar/mel num bolo por exemplo.
Como o (ainda) calor pede gelado, com as bananas é possível fazer um gelado bem simples, saudável e super rápido (se não contarmos com o tempo de congelação).



Então, corta-se as bananas em rodelas e coloca-se no congelador. O ideal é dispôr as rodelas  num tabuleiro numa única camada e levar assim ao congelador para que elas não fiquem coladas umas às outras depois de congeladas. Mas como eu não tenho espaço no congelador (nem paciência!), vai tudo para dentro de um zip bag no congelador. 
Quando estiverem congeladas (normalmente tenho sempre rodelas de banana no congelador, prontas a usar), colocamos dentro do processador, tentando descolar as rodelas ao máximo (a parte de as dispôr no tabuleiro seria útil neste passo!) e triturar até se formar um creme macio. 
TXARAM! Gelado pronto num minuto! :)

A partir daqui a imaginação é o limite. Pensem neste creme como a base do gelado. Por isso, nesta fase podemos juntar o que tivermos à mão ou outros sabores mais gulosos e continuar a triturar. 
Neste caso juntei pedacinhos de chocolate preto, uma folha de menta, uma pitada de essência de baunilha, e (porque não?) uma colherada de manteiga de amendoim.



Também podem juntar fruta fresca, por exemplo pêssego, frutos vermelhos, flocos de côco, canela, etc.
Bom apetite! :)


Sem comentários :