Pesquisar no blogue

Pudim de chocolate com sementes de chia

Esta é uma receita das mais simples que conheço e que resulta em algo delicioso e saudável! Principalmente para quem adora chocolate, como eu! :)
Antes de mais, o que são as sementes de chia? Quem anda atento à parte dos supermercados dedicada à alimentação saudável/vegetariana já deve ter reparado nesta sementes à venda (caríssimas!). Estas pequenas pérolas são, tal como a quinoa, consideradas um super-alimento, devido às suas propriedades nutritivas (ricas em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3). Quando entram em contacto com a água ou outro líquido, formam uma espécie de muco tornando a solução gelatinosa, o que é ótimo para fazer pudins ou cremes.
Ingredientes:
  • 1/3 chávena de sementes de chia
  • 1 chávena de leite de soja magro
  • 2 colheres de sopa de cacau magro em pó
  • 1 colher de sopa de mel (ou um pouco mais para os gulosos)
  • 1 colher de chá de canela
Misturar bem todos os ingredientes numa tigela média. Tapar e levar ao frigorífico durante pelo menos 4h (o ideal é deixar de um dia para o outro). Está pronto a devorar!
Opcional: depois de pronto, pode-se colocar o pudim num processador ou misturadora até ficar espumoso, e assim obtém-se uma mousse em vez de pudim. Se necessário adicionar um pouco mais de leite para ficar fôfa.
BOM PROVEITO!

2 comentários :

B disse...

As sementes já tenho só falta experimentar a receita :p

Lisa disse...

É mais difícil encontrar as sementes do que fazer esta receita ;) Já experimentaste?