Pesquisar no blogue

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Painel de parede para costura

No meu espaço de costura faltava algo essencial que já tinha visto em imagens de alguns ateliers caseiros mas nunca à venda: um painel de parede para costura. Para quem não conhece, este elemento é fundamental num espaço de costura, de forma a ter o material todo à mão e organizado (pelo menos para mim isso é indispensável!). Comecei por pensar em adaptar um painel de ferramentas, daqueles que se vendem nas lojas de ferragens para colocar em oficinas, mas a ideia não me agradou completamente, ia resultar numa peça banal e algo “industrial”.
Então surgiu a ideia: vou fazer o painel do zero, com a configuração e suportes que eu quiser!
Diga-se de passagem que, fazendo as contas no final, ficaria bem mais barato comprar o painel de ferramentas (cerca de 20€) do que fazer este, mas fiquei com aquilo que pretendia e visualmente é muito mais agradável. Uma vez que o painel iria ser afixado na parede atras da máquina de costura, o aspecto visual seria muito importante para mim, de forma a influenciar positivamente o meu trabalho quando estivesse a costurar! J
Assim sendo, comprei uma placa do género de contraplacado com as dimensões pretendidas, ganchos e camarões (dos de metal, não dos de comer!), pregos, suportes para quadros, pionés, e juntei o tecido, enchimento e cola quente que já tinha em casa.
Comecei por colocar os suportes para quadro na parte de trás da placa de contraplacado. Depois juntei o enchimento à parte da frente da placa, envolvendo os lados também, colando com cola quente. De seguida, revesti este conjunto com o tecido e usei pionés para o prender à parte de trás (podia ter usado o agrafador de trabalhos manuais mas estava sem agrafos…), bem esticadinho.
A placa, o suporte para quadros, a parte de trás da placa já com o enchimento e o tecido, e os pionés a prender o tecido.

A primeira parte estava feita, agora só precisava de dispor pelo painel os ganchos, camarões e pregos da forma que me apetecesse. Nesta altura teria dado jeito o berbequim para furar a madeira, mas como não o consegui encontrar (no meio das ferramentas cá de casa) furei à mão, o que resultou nuns dedos doridos durante umas horas…
A parte de trás pronta, a parte da frente com o tecido bem esticado e os ganchos que usei.

Finalmente, com o painel pronto, só tive de o pendurar na parede, e aqui está ele! J
O painel pronto com vários tipos de ganchos para pendurar diversos objectos: tesouras, carrinhos de linha, canelas da máquina de costura, etc.

Sem comentários :