Pesquisar no blogue

Ameixas em Porto



Com o excesso de ameixas cá por casa, tinha de arranjar uma forma de as conservar por mais algum tempo... Encontrei uma receita (aqui) na qual me baseei para criar esta, com a principal diferença que na original a bebida alcoólica indicada era rum, com uma calda de açúcar. Bem, faltando-me o rum (que deve ter terminado na última sangria cubana!), substitui-o pelo nosso maravilhoso vinho do Porto, sem ser necessário adicionar a calda de açúcar.

Os ingredientes:
  • 3 chávenas de ameixas descaroçadas
  • 1 chávena de passas douradas
  • 1 chávenas de figos secos*
  • 1 chávena de alperces secos
  • 1 e 1/2 chávenas de vinho do Porto
     *Como não tinha figos secos, usei tâmaras
      As quantidades podem ser alteradas conforme a quantidade de ameixas disponíveis, mas as proporções devem-se manter as mesmas. Estas quantidades dão para cerca de 6 frascos de 250ml mas ficaria melhor em frascos maiores, em que os pedaços de ameixas podem também ser maiores.

Colocar as ameixas no fundo de frascos esterilizados, até 1/3 do volume total de cada frasco. Juntar a mistura de frutos secos até 2/3 do volume total. Encher o resto do frasco com vinho do Porto.

Apertar bem as tampas e colocar os frascos imersos até à tampa em água a ferver por 10 minutos, de forma a selar os frascos e conservar o seu conteúdo por mais tempo.
Deixar esta conserva "marinar" pelo menos uma semana antes de a devorar, agitando os frascos de vez em quando, para os sabores se misturarem bem.

Estas ameixas conservam-se assim pelo menos 2 meses, e pode ser servidas como se quiser, simples, em cima de uma fatia de bolo, juntamente com uma bola de gelado, etc!

Sem comentários :