Pesquisar no blogue

tascö

Mais uma novidade na baixa do Porto: o tascö!

 

Aberto em Junho do ano passado, foi apenas há umas semanas que o descobrimos.
Na rua do Almada, entre as antigas lojas de ferragens, encontramos este tasco. É essencialmente um restaurante de petiscos onde se pode devorar um pouco de tudo o que é tradicional na nossa cozinha. Mas para quem quer ir mais além, também servem uns irresistíveis pratos completos (típicos da cozinha portuguesa).
O espaço é muito agradável, muito bem decorado, e com uma agradável atmosfera. Quem entra não consegue evitar olhar para a grande lousa na parede do lado direito, onde, além de frases inspiradoras, estão também escritas muitas mensagens de clientes que por lá já passaram.


Pela dificuldade que tivemos em conseguir uma reserva, ficamos a saber que é daqueles sítios que está a dar no Porto, sempre cheio, pelo menos nas noites de fim-de-semana, e principalmente com muitos estrangeiros. Por vezes, durante o nosso jantar, parecia que estávamos algures numa outra cidade europeia, tal era a mistura de línguas ouvidas na sala, o que se deve em grande parte à excelente classificação deste restaurante no TripAdvisor.

Apesar da dificuldade em conseguirmos reservar uma mesinha para 2, o atendimento foi 5 estrelas, e lá garantimos o nosso lugar. Mais tarde, durante o jantar, confirmamos: um dos pontos fortes deste sítio é mesmo o atendimento (além da comida, claro!). Quem nos serve, pessoal jovem e trendy (o restaurante é resultado de uma ideia partilhada entre 3 amigos), é de uma simpatia genuína, pacientemente explicando o conceito do tascö e fazendo-nos sentir mesmo à vontade naquele espaço.

O jantar começou com a chegada do pão à mesa, variado e saboroso, acompanhado dumas gorduchas e bem temperadas azeitonas.



As ementas são muito simples e originais. A carta de vinhos impressiona, e têm vinho a copo (a nossa escolha).


Reparem nas antigas arcadas entre este espaço e o vizinho, tapadas com uns simples troncos de lenha. Como este, há muitos outros pormenores de decoração feita a partir de restos de madeira, espalhados por todo o espaço.


Começamos por escolher uns rústicos rojões com pickles (reparem nos toscos tachos de alumínio!):


E umas lulinhas fritas com uma pitada de limão:


Pedimos também um acompanhamento de grelos salteados e uma refrescante salada de bacalhau com grão-de-bico:


Ah, como já tínhamos ouvido falar nas batatas fritas do tascö, não podíamos deixar de as experimentar, e confirma-se que são muito boas!



O nosso único erro da noite (LOL): pedimos um enchido… Era do género de uma morcela, deliciosa, mas já estávamos tão cheios, que não conseguimos apreciar na totalidade o tamanho enchido J


Mas claro que para uma sobremesa há sempre espaço no estomago, por isso terminamos com algo refrescante e relaxante para o estômago: uma mousse de ananás bem caseirinha.


Recomendo vivamente que, se ainda não conhecem este espaço, visitem o tascö e deliciem-se com os petiscos maravilhosos e tipicamente portugueses que nos oferecem. É daqueles sítios que nos marcam e deixam vontade de lá voltar para experimentar os restantes petiscos!



tascö
Rua do Almada nº 151
Porto

Tlf/Tlm: 222 010 763 / 936 352 952






Sem comentários :