Pesquisar no blogue

Improvisando uma máscara de Carnaval: a capa do Capuchinho Vermelho

Para improvisar uma máscara de Carnaval rapidamente, lembrei-me de usar um tecido vermelho que tinha arrumado desde o Natal, e fazer uma capa de Capuchinho Vermelho!

O retalho que usei tinham +/- 1m de altura e 1,50m de largura. O tecido é algo entre polar e veludo, com alguma elasticidade, o que dá um ar "fofinho" à capa :) Também precisei de cerca de 1,20m de fita vermelha larga (cerca de 2 cm - 2,5cm), que pode ser à escolha de cada (de cetim, de seda, de veludo, etc.).

Para medir a largura da capa, pega-se no retalho de tecido e coloca-se à volta do nosso corpo, como se estivéssemos a enrolar-nos numa toalha de banho, e marca-se com um alfinete o ponto onde uma das extremidades do tecido encontra o outro lado. Mede-se a distância do alfinete à outra extremidade do tecido (no meu caso cerca de 40 cm) e marca-se com giz esta distância ao longo da altura do tecido. Corta-se esta faixa e é com este pedaço excedente que se faz o carapuço. 
O restante tecido é a capa.

A faixa de tecido excedente com cerca de 40cm de largura, no meu caso.

Para fazer o carapuço, pega-se nesta faixa de tecido e dobra-se a meio, no sentido do comprimento:


Depois dobra-se esta peça novamente a meio, mas no sentido da altura, de modo a formar um triângulo.
Corta-se o tecido que sobra do triângulo:


Desdobra-se uma vez e cose-se um dos lados:


Vira-se do direito e temos o carapuço pronto!

Agora só falta juntar o carapuço à capa. 
Marca-se o meio da largura do carapuço e o meio da largura da capa. Junta-se o carapuço à capa nestes 2 pontos, com o lado do avesso de ambas as peças para fora. Com a ajuda de alfinetes, vai-se unindo o carapuço à capa, começando do ponto do meio para fora.
Depois de unidos com alfinetes, marca-se 2 linhas ao longo desta união, na capa uma a cerca de 1cm da margem do tecido e outra a cerca de 3cm.


Depois cose-se à máquina, nestas 2 linhas, formando um "túnel" por onde vai passar a fita.


Pegando agora na fita, cosi cada extremidade da fita com ponto de zig-zag, para não desfiar. 


Passa-se a fita pelo "túnel", franzindo ligeiramente a capa.


Coloca-se a capa sobre os ombros e prende-se dando um laçarote com a fita.
Txaram! A capa está pronta!






Eu complementei a máscara com um pequeno avental, em tecido florido com apontamentos vermelhos e renda a toda a volta, e claro que não podia faltar o cestinho na mão, cheio de coisas deliciosas! :)




Sem comentários :