Pesquisar no blogue

Doce de Amora e Framboesa

Já devem ter reparado que estamos na época das amoras!
E eu que adoro frutos vermelhos, dediquei-me a apanhar as amoras que já estavam madurinhas das nossas "amoreiras": grandes, pretas, sumarentas e ácidas q.b. O resultado foi uns arranhões aqui, uns picos acolá e um cesto com amoras.


Para as conservar por algum tempo, decidi fazer doce de amora, juntando as framboesas que já tinha apanhado em Julho (conservadas no congelador).

A receita é o mais simples possível: colocar as amoras e as framboesas num tacho em lume médio, juntar um pouco de pectina (seguindo as indicações da embalagem) que é opcional mas serve para dar mais consistência ao doce, e deixar levantar fervura. Depois juntar o açúcar/adoçante (usei frutose seguindo as indicações da embalagem) na quantidade necessária até ficar a gosto, ou seja, ir deitando aos poucos, mexer bem e ir provando. Deixar ferver mais uns 10 minutos, até a fruta estar quase toda desfeita.



Depois é só verter, ainda quente, para frascos esterilizados, fechar imediatamente e guardar com a tampa virada para baixo. Conservam-se por uns 2 ou 3 meses assim.

Contudo, para quem os quiser selar e assim conservar por mais tempo, deve colocar os frascos (cheios e fechados) em água a ferver durante cerca de 10 minutos. Conservam-se assim por muito mais tempo.

2 comentários :

B disse...

Yumi... que aspecto delicioso ;)

Lisa disse...

O sabor não fica atrás! =))